A Casa do Design abriu as suas portas a 30 de junho de 2016, com a exposição BURILADA | arte-factos para a sobrevivência. Desde então tem vindo a afirmar-se como um espaço central de exposição, divulgação e produção crítica de conhecimento em design com um particular enfoque no design português. Apresenta uma programação regular, centrada em exposições que suscitem reflexão e debate sobre a cultura do design contemporâneo ou, noutra perspetiva, que investiguem, recolham e preservem conhecimento histórico ligado à evolução do design nas suas diversas áreas.
O projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a esad—idea, Investigação em Design e Arte (o centro de investigação da ESAD — Escola Superior de Artes e Design) e pretende consolidar-se através de uma abertura a diferentes áreas, temas e públicos, bem como pela recetividade a novas propostas e futuros parceiros, de forma a reforçar a dimensão de um espaço que se quer de abrangência e relevância nacional e internacional.
Entre as várias exposições apresentadas nestes últimos anos, um destaque para Motos de Portugal (2017), uma experiência cultural em torno da produção nacional de motociclos e ciclomotores como reflexo da sociedade portuguesa; Imprimere – Arte e Processo nos 250 anos da Imprensa Nacional (2018), uma organização conjunta com a Imprensa Nacional no âmbito do seu 250.º aniversário; SINAL – 100 Anos de Design das Telecomunicações e dos Correios em Portugal (2019), com a Altice e os CTT – Correios de Portugal; ou Portugal Pop. A moda em português. 1970-2020 (2022), uma coprodução com o MUDE – Museu do Design e da Moda, numa exposição sobre a moda nacional e suas múltiplas referências e influências nos últimos 50 anos.
A Casa do Design é também um espaço central da Porto Design Biennale, evento internacional de divulgação e fomento da cultura e prática do design, promovido pelos municípios do Porto e Matosinhos e organizado pela esad–idea. Em 2019, 2021 e 2023, acolheu três das principais exposições: Frontiere — Expressões Design Contemporâneo, parte integrante do programa Territorio Italia, país convidado; Museu da Matéria Viva, um dos eixos centrais de reflexão sobre as alter-realidades; e Petrichor, o Cheiro da Chuva, a exposição principal da última edição, que decorreu sob o tema Ser Água.
Oferece ainda um espaço-loja, onde se disponibilizam os catálogos das exposições e merchandising, entre outras publicações de design e arte e uma seleção de objetos de design português, com curadoria da esad—idea.
Câmara Municipal de Matosinhos
- Presidente
- Luísa Salgueiro
- Vereador da Cultura
- Fernando Rocha
- Coordenação de Projeto
- Clarisse Castro, Tânia Teixeira, Maria José Mesquita
Casa do Design
- Coordenação
- Bárbara Araújo, Sofia Meira
- Serviço Educativo
- Cláudia Pinhão
- Acolhimento ao Visitante
- Carla Pereira, Cristina Pereira, Liliana Bandeira, Paulo Carneiro
- Curadoria, Design, Coordenação Editorial, Produção, Web, Comunicação
- esad—idea, Investigação em Design e Arte