A Casa do Design abriu as suas portas a 30 de junho de 2016, com a exposição BURILADA | arte-factos para a sobrevivência. Desde então tem vindo a afirmar-se como um espaço central de exposição, divulgação e produção crítica de conhecimento em design com um particular enfoque no design português. Apresenta uma programação regular, centrada em exposições que suscitem reflexão e debate sobre a cultura do design contemporâneo ou, noutra perspetiva, que investiguem, recolham e preservem conhecimento histórico ligado à evolução do design nas suas diversas áreas.

O projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a esad—idea, Investigação em Design e Arte (o centro de investigação da ESAD — Escola Superior de Artes e Design) e pretende consolidar-se através de uma abertura a diferentes áreas, temas e públicos, bem como pela recetividade a novas propostas e futuros parceiros, de forma a reforçar a dimensão de um espaço que se quer de abrangência e relevância nacional e internacional.

Entre as várias exposições apresentadas nestes últimos anos, um destaque para Motos de Portugal (2017), uma experiência cultural em torno da produção nacional de motociclos e ciclomotores como reflexo da sociedade portuguesa; Imprimere – Arte e Processo nos 250 anos da Imprensa Nacional (2018), uma organização conjunta com a Imprensa Nacional no âmbito do seu 250.º aniversário; SINAL – 100 Anos de Design das Telecomunicações e dos Correios em Portugal (2019), com a Altice e os CTT – Correios de Portugal; ou Portugal Pop. A moda em português. 1970-2020 (2022), uma coprodução com o MUDE – Museu do Design e da Moda, numa exposição sobre a moda nacional e suas múltiplas referências e influências nos últimos 50 anos.

A Casa do Design é também um espaço central da Porto Design Biennale, evento internacional de divulgação e fomento da cultura e prática do design, promovido pelos municípios do Porto e Matosinhos e organizado pela esad–idea. Em 2019, 2021 e 2023, acolheu três das principais exposições: Frontiere — Expressões Design Contemporâneo, parte integrante do programa Territorio Italia, país convidado; Museu da Matéria Viva, um dos eixos centrais de reflexão sobre as alter-realidades; e Petrichor, o Cheiro da Chuva, a exposição principal da última edição, que decorreu sob o tema Ser Água.

Oferece ainda um espaço-loja, onde se disponibilizam os catálogos das exposições e merchandising, entre outras publicações de design e arte e uma seleção de objetos de design português, com curadoria da esad—idea.

Câmara Municipal de Matosinhos

Presidente 
Luísa Salgueiro
Vereador da Cultura
Fernando Rocha
Coordenação de Projeto 
Clarisse Castro, Tânia Teixeira, Maria José Mesquita

Casa do Design 

Coordenação
Bárbara Araújo, Sofia Meira
Serviço Educativo
Cláudia Pinhão
Acolhimento ao Visitante
Carla Pereira, Cristina Pereira, Liliana Bandeira, Paulo Carneiro
Curadoria, Design, Coordenação Editorial, Produção, Web, Comunicação
esad—idea, Investigação em Design e Arte