Através de um vasto conjunto de revistas, é-nos apresentada a história do design gráfico, da ilustração e da tipografia em Portugal.
Dando continuidade a uma programação especialmente centrada no design português, a Casa do Design de Matosinhos acolhe a exposição Almanaque — Design Gráfico Português em Revista.
Esta exposição, com curadoria de José Bártolo, reúne um vasto conjunto de revistas para, através delas, nos introduzir a história do design gráfico, da ilustração e da tipografia em Portugal. Nas revistas encontramos refletidas as características de um tempo: estilos, modas, correntes, ideias e autores. Uma história do design não pode ser dissociada de uma história cultural — dos meios técnicos, das correntes artísticas, do contexto político ou económico — que na sua liberdade ou condicionadas pela censura, com carácter de vanguarda ou defendendo valores instalados, as revistas acabam por espelhar.
Esta exposição, constituída por revistas da coleção de José Bártolo, apresenta-nos cerca de 150 anos de design gráfico em Portugal, sob diferentes perspetivas de olhar. Possibilita-nos a visão panorâmica, sobre a história das ideias, das correntes estéticas,das transformações tecnológicas, mas permite também a observação de pormenor e a análise autoral.
José Bártolo é curador, professor e crítico de design sediado no Porto. Trabalha como curador independente desde 1998. Foi comissário do Representação Portuguesa na XXI Trienal de Milão (2015) e curador da exposição Duets no Beijing Design Week (2014). Em 2015 foi convidado pelo Governo de Portugal para assumir a curadoria da exposição comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril. Fez a curadoria de inúmeras exposições e publica regularmente sobre design. É o curador geral da Porto Design Biennale’19.