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Notícias

  • Casa do Design adere à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

    A Casa do Design aderiu oficialmente à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), no âmbito da candidatura que a Câmara Municipal de Matosinhos submeteu à primeira fase deste projeto, criado em Resolução de Conselho de Ministros, em 2021. A RPAC é uma plataforma de referência na dinamização e valorização da arte contemporânea portuguesa, transversal a todo o território nacional, de adesão voluntária e que tem como objetivo de congregar o universo de diferentes tipologias de entidades de arte contemporânea, dispersas territorialmente, com atividade predominante nas áreas das artes visuais e cruzamento disciplinar, mapeando e estabelecendo sinergias entre espaços expositivos, colecionadores, programadores, curadores e artistas. A Casa do Design tem vindo a reforçar a sua matriz programática, centrada em exposições que suscitem reflexão e debate sobre a cultura do design contemporâneo ou, noutra perspetiva, que investiguem, recolham e preservem conhecimento histórico ligado à evolução do design nas suas diversas áreas, documentando diferentes triangulações entre design, indústria e sociedade. O projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a esad—idea, Investigação em Design e Arte (o centro de investigação da ESAD — Escola Superior de Artes e Design) e pretende consolidar-se através de uma abertura a diferentes áreas, temas e públicos, bem como pela recetividade a novas propostas e futuros parceiros, de forma a reforçar a dimensão de um espaço que se quer de abrangência e relevância nacional e internacional. A Casa do Design possui uma estratégia programática que privilegia a investigação histórica e contemporânea sobre o design português, orientada para exposições que exploram triangulações entre design, sociedade e indústria, com uma preocupação de formação de novos públicos, consolidação de serviço educativo e aposta na publicação, assentando em três principais eixos estratégicos: Programação e Edição; Atividades Paralelas e Serviço Educativo; Criação de conteúdos digitais e comunicação. A adesão à RPAC consolida todo o trabalho desenvolvido até então, e vem reforçar o posicionamento de referência que a Casa do Design tem vindo a desenvolver desde a sua criação.
  • Sapatilhas: Programa Paralelo

  • Sapatilhas: Apresentação do Catálogo da Exposição

  • Abertura da exposição Sapatilhas: Marcas Portuguesas, do Estado Novo ao Virar do Milénio

  • Prolongamento da exposição João Carlos

  • Encerramento no Natal e Ano Novo

  • Abertura da exposição João Carlos

  • Portugal Pop: Apresentação do Livro

  • Portugal Pop: Prolongamento Exposição

  • Encerramento para manutenção da exposição

Casa do Design adere à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

A Casa do Design aderiu oficialmente à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), no âmbito da candidatura que a Câmara Municipal de Matosinhos submeteu à primeira fase deste projeto, criado em Resolução de Conselho de Ministros, em 2021. A RPAC é uma plataforma de referência na dinamização e valorização da arte contemporânea portuguesa, transversal a todo o território nacional, de adesão voluntária e que tem como objetivo de congregar o universo de diferentes tipologias de entidades de arte contemporânea, dispersas territorialmente, com atividade predominante nas áreas das artes visuais e cruzamento disciplinar, mapeando e estabelecendo sinergias entre espaços expositivos, colecionadores, programadores, curadores e artistas. A Casa do Design tem vindo a reforçar a sua matriz programática, centrada em exposições que suscitem reflexão e debate sobre a cultura do design contemporâneo ou, noutra perspetiva, que investiguem, recolham e preservem conhecimento histórico ligado à evolução do design nas suas diversas áreas, documentando diferentes triangulações entre design, indústria e sociedade. O projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a esad—idea, Investigação em Design e Arte (o centro de investigação da ESAD — Escola Superior de Artes e Design) e pretende consolidar-se através de uma abertura a diferentes áreas, temas e públicos, bem como pela recetividade a novas propostas e futuros parceiros, de forma a reforçar a dimensão de um espaço que se quer de abrangência e relevância nacional e internacional. A Casa do Design possui uma estratégia programática que privilegia a investigação histórica e contemporânea sobre o design português, orientada para exposições que exploram triangulações entre design, sociedade e indústria, com uma preocupação de formação de novos públicos, consolidação de serviço educativo e aposta na publicação, assentando em três principais eixos estratégicos: Programação e Edição; Atividades Paralelas e Serviço Educativo; Criação de conteúdos digitais e comunicação. A adesão à RPAC consolida todo o trabalho desenvolvido até então, e vem reforçar o posicionamento de referência que a Casa do Design tem vindo a desenvolver desde a sua criação.