Conversa Design e Artesanato
No âmbito da programação paralela da exposição Sapatilhas: Marcas Portuguesas, do Estado Novo ao Virar do Milénio, a conversa Design e Artesanato contou com apresentações de duas especialistas em torno da relação de conhecimento e inteligência no pensar-saber-fazer, seguidas de um debate moderado pelo curador da exposição, Pedro Carvalho de Almeida.
Cláudia Albino, professora no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e investigadora no Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), abriu a sessão com uma apresentação dedicada às ligações intrinsecas que existem entre a produção artesanal e as características e identidade de um determinado local ou região.
Lynn-Sayers McHatttie, da Innovation School da The Glasgow School of Art, apresentou a sua investigação transcultural sobre artesanato e as práticas têxteis como ‘bens culturais’ que se ligam à paisagem, à cultura das comunidades e ao papel que a inovação liderada pelo design pode desempenhar na renovação sócio-cultural.
O evento contribuiu para a discussão e reflexão sobre o papel do artesanato na cultura e economia local, bem como sobre as possibilidades de valorização desse património cultural por meio do design e da inovação.
A próxima conversa a integrar o programa paralelo da exposição Sapatilhas é dedicada ao Design e Indústria e terá lugar no dia 27 de Maio, às 15h30, na Casa do Design, Matosinhos.