Sapatilhas: Apresentação do Catálogo da Exposição
A exposição Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio apresenta um ciclo de conversas moderado pelo curador Pedro Carvalho de Almeida, onde se irão debater temas associados às pessoas, aos objetos, à cultura e à indústria do calçado desportivo em Portugal.
A primeira conversa terá lugar na Casa do Design, dia 25 de fevereiro, às 15h00, e será dedicada aos conteúdos e ao catálogo da exposição. Num diálogo entre o curador da exposição e Abhishek Chatterjee (ID+), José Bártolo (esad—idea) e Sara Paiva (Museu do Calçado), propõe-se uma reflexão sobre os vinte anos de investigação que levaram à coleção particular de 500 pares de sapatilhas que agora se encontram expostos na Casa do Design.
Entre março e junho, discute-se o papel do designer como colecionador, as ligações entre o design, a indústria e o artesanato, e ainda os desafios e oportunidades no desenvolvimento sustentável, num programa a ser partilhado em breve.