segunda a sexta 09:00—12:30 / 14:00—17:30 sábado, domingo e feriados 15:00– 18:00
22 939 24 70
casadodesign@cm-matosinhos.pt
Edifício Paços do Concelho Rua de Alfredo Cunha 4450-009 Matosinhos

Motos de Portugal

De veículo de lazer a veículo de trabalho, de exercício tecnológico a utensílio indispensável à sobrevivência de populações inteiras, esta exposição apresenta uma visão panorâmica da produção e utilização de motociclos em Portugal.

A exposição Motos de Portugal, com curadoria de Emanuel Barbosa, designer e docente da ESAD/Escola Superior de Artes e Design, pretende possibilitar uma fácil compreensão da produção nacional de motociclos e ciclomotores, através da criação de um percurso ao longo do tempo, enquadrando marcos históricos nacionais com a história do motociclo no século XX no mundo e em Portugal, proporcionando uma visão panorâmica das características destes veículos e da sua utilização. A exposição foi pensada como uma experiência cultural cuja ampla variedade reflete a nossa própria sociedade. De veículo de lazer a veículo de trabalho, de exercício tecnológico a utensílio indispensável para o desempenho de atividades essenciais à sobrevivência de populações inteiras, o motociclo metamorfoseou-se e tornou-se num elemento indispensável na nossa sociedade contemporânea. A indústria nacional de motociclos dá os primeiros passos no início do século XX, acompanhando, com altos e baixos, todo o desenrolar do século, extinguindo-se no final do século. O motociclo, inicialmente um fenómeno de elites, acaba por se democratizar e atinge o apogeu da produção nacional entre os anos 60 e 80, com a era da motorizada, nada mais nada menos que um motociclo de baixa cilindrada (até 50 cc) que satisfez as necessidades de mobilidade dos operários por ser o único veículo motorizado com custos compatíveis com os baixos salários praticados e com a reduzida taxa de alfabetização. A sociedade portuguesa, pelas suas características, levou ao aparecimento de diversos fabricantes, alguns dos quais conseguiram sucesso no mercado internacional. O design dos seus modelos, na maioria dos casos, adapta à realidade nacional o que era desenvolvido no exterior. O trabalho de investigação desenvolvido por Emanuel Barbosa possibilitou reunir e apresentar inúmero material documental (gráfico, vídeo), algum dele inédito. Catálogos, documentos, fotos de época — serão alguns dos documentos que o visitante terá oportunidade de ver. Durante a exposição, um programa de atividades paralelas procura permitir interações com especialistas, colecionadores, autores e intervenientes da indústria nacional.

Emanuel Barbosa é designer, professor e curador baseado no Porto. Participa ativamente na organização de exposições, workshops e palestras sobre design. Desde 1995 que os seus trabalhos são publicados e distinguidos em mais de 60 publicações internacionais. Formado em Design de Comunicação pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design, com Pós-graduação e Mestrado pela Universidade de Barcelona, e doutorado pela Universidade Politécnica de Valência, Emanuel Barbosa é coordenador internacional e professor adjunto na ESAD. É consultor científico da revista DeForma (Valência). Entre 2012 e 2016 foi diretor criativo da Casa International (Pequim). Foi curador de exposições nacionais e internacionais sobre design, arquitetura e fotografia. Presidiu à ACLC – Associação Cultural Luso-Chinesa. 

Motos de Portugal


Organização
Câmara Municipal de Matosinhos; esad—idea, Investigação em Design e Arte
Curadoria
Emanuel Barbosa
Consultoria
José Bártolo, Pedro Pinto
Coordenação Geral
Bárbara Araújo, Sara Pinheiro
Design Gráfico
Non-verbal Club
Design Expositivo
Vestígio, Consultores de Design
Produção
Alexandre Barbosa, Carlos Sousa, Fernando Miranda, José Castro, Sofia Meira, Susana Carreiras, Tomás Lobo
Imagem e Som
Inês Leal, Tânia Franco
Apoio
Casa da Arquitectura; Niepoort

Câmara Municipal de Matosinhos


Presidente
Luísa Salgueiro
Vice-Presidente
Fernando Rocha
Vereador da Cultura
Fernando Rocha
Coordenação do Projeto
Clarisse Castro, Maria José Rodrigues, Maria José Mesquita
Casa do Design
Bárbara Araújo
Comunicação e Relações Públicas
Jacinta Batista
Assessoria de Imprensa
Jorge Marmelo
Casa do Bosque — Serviço Educativo
Ana Paula Costa, Fernanda Pinho, Rute Alves

esad—idea, Investigação em Design e Arte


Direção
Albano Lemos Pires, Diogo Vilar, Joana Santos, João Lemos, José Bártolo, Sérgio Afonso
Diretor Executivo
Diogo Vilar
Diretor Científico
José Bártolo
Assessoria de Comunicação
Mafalda Martins, Ana Rita Carvalho

Publicação


Edição
ESAD/Escola Superior de Artes e Design; Câmara Municipal de Matosinhos
Coleção
Casa do Design
Coordenação Editorial
Emanuel Barbosa
Textos
Emanuel Barbosa, Fernando Rocha, José Bártolo, Luísa Salgueiro
Design Gráfico
Non-verbal Club
Fotografia
Pedro Lobo
Pós-produção Fotográfica
Fernando Miranda, Alexandre Barbosa
Revisão
Mafalda Martins
Data
Fevereiro 2018