O Museu da Matéria Viva, com curadoria de
Alastair Fuad-Luke, chama a atenção para os materiais locais, sejam eles biológicos, técnicos ou híbridos, e para a importância de nos harmonizarmos com eles, forma a podermos cuidar melhor uns dos outros, dos outros seres vivos, do solo, da água e dos elementos geológicos. Apela à adoção de atitudes radicais, ainda que humildes, que superem a
antropossupremacia, para que possamos desenhar coletivamente
futuros materiais preferíveis, capazes de nos regenerar a nós, às nossas comunidades e aos nossos habitats terrestres, aquáticos e marinhos.
A exposição recorre das memórias culturais e das novas experiências materiais, para reativar os nossos conhecimentos, sensoriais e outros, sobre os materiais locais. Memórias materiais e novas experimentações evidenciam práticas, permitindo construir um
Arquivo da Matéria Viva, em parceria com designers, especialistas e cidadãos locais.
Decorrem paralelamente três workshops, para explorar diferentes ambientes materiais no território local, recolher matéria ou amostras materiais, experimentar a construção de materiais e artefactos e acrescentar novos registos ao
Arquivo da Matéria Viva.
A Porto Design Biennale, este ano dedicada ao tema
Alter-Realidades: Desenhar o Presente, é promovida pelos municípios do Porto e Matosinhos, com organização da esad–idea. Decorre de 2 de junho a 25 de julho, com extensão até 3 de outubro, a partir das cidades do Porto e Matosinhos.
ARQUIVO DA MATÉRIA VIVA
[
visitar / contribuir]


WORKSHOPS
— Terra | 24–26 junho | Casa do Design, Matosinhos
Cativando a fibrosfera — tornando fibras têxteis em nova matéria
Alexandra Fruhstorfer (AT) e Seçil Uğur Yavuz (IT/TK) –
em inglês
Reunindo microfibras de plástico tóxicas de casas e locais nas cidades do Porto e de Matosinhos, os participantes poderão convertê-las em matéria que não voltará a ser poluente.
[
inscrição]
— Rio | 06–07 julho | Quinta da Bonjóia, Porto
Navegando o cuidado — aprender com a água para o bem comum
Alastair Fuad-Luke (UK/PT) e Tiago Patatas (PT) –
em português e inglês
Ao explorar diferentes formas de saber, os participantes questionam os modos de coexistência multiespécie que poderão ser amplificados pelo poder transformativo da água.
[
inscrição]
— Mar | 6–8 julho | Museu da Quinta de Santiago, Matosinhos
Laminaria Prophesea — desenhando com algas
Julia Lohmann (DE) e Violaine Buet (FR) –
em inglês
Combinando a literacia sobre os mares com uma viagem de exploração material de algas, os participantes irão desenvolver um novo ritual para honrar os nossos
parentes marítimos.
[
inscrição – cancelado por motivos da pandemia]

Alastair Fuad-Luke é um dinamizador, professor, investigador, autor e ativista, que investiga e problematiza a forma como o design é aplicado às questões sociais, ecológicas, políticas e educacionais. Entre julho de 2011 e março de 2021 foi professor catedrático de Investigação em Design na Universidade Livre de Bozen-Bolzano (Itália), e entre 2011 e 2014 foi professor de Práticas Emergentes em Design na Aalto ARTS, Universidade Aalto (Finlândia) onde, durante a Capital Mundial do Design 2012, trabalhou com o Desenvolvimento Regional de Lahti na conceção de um ecossistema de codesign para esta cidade finlandesa.
Contribuiu para diversos projetos da União Europeia, incluindo o Eco-innovera — Support Systems for Sustainable Entrepreneurship and Transformation (SHIFT), entre 2012 e 2016; e o Leonardo da Vinci — Design Education and Sustainability (DEEDS), entre 2006 e 2008. Atualmente presta consultoria ao projeto 4Cs, From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture. Colabora ainda com diversas comunidades; o seu mais recente projeto, muu-baa, é uma rede para explorações agro-culturais. É autor dos livros Field Explorations (no prelo, 2021), Agents of Alternatives (2015, coeditor participante), Design Activism (2009) e The Eco-Design Handbook (2002, 2005 e 2009).
- - -
VISITAS
A exposição pode ser visitada de forma livre e gratuita, dentro do horário normal de funcionamento da Casa do Design. As visitas guiadas são também gratuitas, cumprindo as recomendações e boas-práticas de prevenção da COVID–19, necessitando apenas de uma marcação prévia.
AGENDAR
[ser.educativo@portodesignbiennale.pt]
- - - -