segunda a sexta 09:00—12:30 / 14:00—17:30 sábado, domingo, feriado 15:00 — 18:00
22 939 24 70
casadodesign@cm-matosinhos.pt
Edifício Paços do Concelho Rua de Alfredo Cunha 4450-009 Matosinhos

Museu da Matéria Viva

A Casa do Design recebe um dos maiores eventos da Porto Design Biennale 2021: uma exposição e três workshops, que pedem a nossa atenção para todos os seres vivos, procurando encorajar cidadãos e designers para a construção de novas práticas e relações para o futuro.

O Museu da Matéria Viva, com curadoria de Alastair Fuad-Luke, chama a atenção para os materiais locais, sejam eles biológicos, técnicos ou híbridos, e para a importância de nos harmonizarmos com eles, forma a podermos cuidar melhor uns dos outros, dos outros seres vivos, do solo, da água e dos elementos geológicos. Apela à adoção de atitudes radicais, ainda que humildes, que superem a antropossupremacia, para que possamos desenhar coletivamente futuros materiais preferíveis, capazes de nos regenerar a nós, às nossas comunidades e aos nossos habitats terrestres, aquáticos e marinhos. A exposição recorre das memórias culturais e das novas experiências materiais, para reativar os nossos conhecimentos, sensoriais e outros, sobre os materiais locais. Memórias materiais e novas experimentações evidenciam práticas, permitindo construir um Arquivo da Matéria Viva, em parceria com designers, especialistas e cidadãos locais. Decorrem paralelamente três workshops, para explorar diferentes ambientes materiais no território local, recolher matéria ou amostras materiais, experimentar a construção de materiais e artefactos e acrescentar novos registos ao Arquivo da Matéria Viva. A Porto Design Biennale, este ano dedicada ao tema Alter-Realidades: Desenhar o Presente, é promovida pelos municípios do Porto e Matosinhos, com organização da esad–idea. Decorre de 2 de junho a 25 de julho, a partir das cidades do Porto e Matosinhos. WORKSHOPS — Terra | 24–26 junho | Casa do Design, Matosinhos Cativando a fibrosfera — tornando fibras têxteis em nova matéria Alexandra Fruhstorfer (AT) e Seçil Uğur Yavuz (IT/TK) – em inglês Reunindo microfibras de plástico tóxicas de casas e locais nas cidades do Porto e de Matosinhos, os participantes poderão convertê-las em matéria que não voltará a ser poluente. [inscrição] — Rio | 06–07 julho | Quinta da Bonjóia, Porto Navegando o cuidado — aprender com a água para o bem comum Alastair Fuad-Luke (UK/PT) e Tiago Patatas (PT) – em português e inglês Ao explorar diferentes formas de saber, os participantes questionam os modos de coexistência multiespécie que poderão ser amplificados pelo poder transformativo da água. [inscrição] — Mar | 6–8 julho | Museu da Quinta de Santiago, Matosinhos Laminaria Prophesea — desenhando com algas Julia Lohmann (DE) e Violaine Buet (FR) – em inglês Combinando a literacia sobre os mares com uma viagem de exploração material de algas, os participantes irão desenvolver um novo ritual para honrar os nossos parentes marítimos. [inscrição – cancelado por motivos da pandemia]   ARQUIVO DA MATÉRIA VIVA ver site
Alastair Fuad-Luke é um dinamizador, professor, investigador, autor e ativista, que investiga e problematiza a forma como o design é aplicado às questões sociais, ecológicas, políticas e educacionais. Entre julho de 2011 e março de 2021 foi professor catedrático de Investigação em Design na Universidade Livre de Bozen-Bolzano (Itália), e entre 2011 e 2014 foi professor de Práticas Emergentes em Design na Aalto ARTS, Universidade Aalto (Finlândia) onde, durante a Capital Mundial do Design 2012, trabalhou com o Desenvolvimento Regional de Lahti na conceção de um ecossistema de codesign para esta cidade finlandesa. Contribuiu para diversos projetos da União Europeia, incluindo o Eco-innovera — Support Systems for Sustainable Entrepreneurship and Transformation (SHIFT), entre 2012 e 2016; e o Leonardo da Vinci — Design Education and Sustainability (DEEDS), entre 2006 e 2008. Atualmente presta consultoria ao projeto 4Cs, From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture. Colabora ainda com diversas comunidades; o seu mais recente projeto, muu-baa, é uma rede para explorações agro-culturais. É autor dos livros Field Explorations (no prelo, 2021), Agents of Alternatives (2015, coeditor participante), Design Activism (2009) e The Eco-Design Handbook (2002, 2005 e 2009).
- - -
A exposição pode ser visitada de forma livre e gratuita, dentro do horário normal de funcionamento da Casa do Design. As visitas guiadas são também gratuitas, cumprindo as recomendações e boas-práticas de prevenção da COVID–19, necessitando apenas de uma marcação prévia.
VISITAS GUIADAS | agendamento ser.educativo@portodesignbiennale.pt

Porto Design Biennale


Iniciativa
Porto Design Biennale – 2ª edição, Alter-Realidades: Desenhar o Presente
Promotores
Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Matosinhos
Board
Luísa Salgueiro (presidente), Rui Moreira (vice-presidente), Sérgio Afonso
Diretor Executivo
Magda Seifert
Vice-diretor
Diogo Vilar
Conselho Consultivo
Andrew Howard, Bárbara Coutinho, Fernando Brízio, José Bártolo, Magda Seifert, Maria Milano, Mariana Pestana, Nuno Faria
Curador Geral
Alastair Fuad-Luke
Equipa Curatorial
Alberto Altés, Ana Jara, André Cruz, Carlo Ratti, Fran Edgerley, Inês Marques, Olivia Page
Assistente de Curadoria
Raquel Pais (assistente de curadoria); Joana Couceiro (assistente de curadoria aos colóquios)
França, País Convidado
Caroline Naphegyi, Sam Baron (curadores); Isabel Abreu (assistente de curadoria)
Produção
Sofia Meira (direção); Eleonora Fedi (gestão de projeto expositivo); Alexandre Barbosa, Alexandre Costa, Carlos Rocha, Filipe Pinto, José Castro (projeto expositivo), Sara Pinheiro, Sara Botelho (gestão de projeto)
Design & New Media
João Martino (consultoria); 1234 / Irina Pereira, João Castro, Miguel Almeida, Serafim Mendes (direção de arte, design gráfico, motion design); Inês Nepomuceno, Susana Martins, João Queirós, Susana Xavier, Nuno Maio (design gráfico); Rafael Gonçalves (direção new media); Pedro Meireis (new media developer)
Imagem & Som
Carlos Amaral (direção de vídeo); Rui Caldas (direção de som); Bruno Mesquita, Renato Cruz Santos (fotografia); Bruno Mesquita (vídeo)
Editorial & Loja
Andreia Faria (coordenação editorial); Margarida Antunes (publicações e loja)
Serviço Educativo
Cláudia Pinhão, Ana Sofia Cardoso
Comunicação & Imprensa
Inês Catarina Pinto (comunicação e redes sociais); Sara Cunha (assessoria de imprensa)
Cafetaria
Daniela Real (chef), Andreia Campos

Câmara Municipal de Matosinhos


Presidente da Câmara
Luísa Salgueiro
Vice-Presidente e Vereador da Cultura
Fernando Rocha
Coordenação do Projeto
Clarisse Castro, Maria José Rodrigues, Maria José Mesquita, Bárbara Araújo

Casa do Design


Coordenação
Bárbara Araújo
Receção ao Visitante
Alexandra Gomes, Armanda Ribeiro, Carla Pereira, Cristina Pereira, Liliana Bandeira, Maria Luís Gomes
Serviço Educativo
Ana Jesus, Ana Paula Costa, Fátima Parada, Fernanda Pinho, Rita Corte Ferreira, Rute Alves, Teresa Ribeiro + esad—idea

Museu da Matéria Viva


Curador
Alastair Fuad-Luke
Assistente de Curadoria
Raquel Pais
Assistente de Investigação
Tiago Patatas
Designers Comissariados
Álbio Nascimento, Alexandra Fruhstorfer, Eugenia Morpurgo, Julia Lohmann, Kathi Stertzig, Seçil Uğur Yavuz, Tiago Patatas, Violaine Buet
Design Gráfico
1234 / Irina Pereira, João Castro, Miguel Almeida, Serafim Mendes
Design Expositivo
Miguel Flor, Cristina Hora
Coordenação de Montagem
Sofia Meira, Eleonora Fedi
Consultoria Multimédia
Alexandre Costa
Apoio de Som e Vídeo
Ana Pinto, Bruno Mesquita
Apoio à Montagem
Filipe Pinto, José Castro, Carlos Rocha, Alexandre Barbosa, Diogo Oliveira
Agradecimentos
Altice Portugal, Ana Marta Marcelino da Cruz Ramos Coutinho, Ana Rita de Sousa Alves Peixoto, Angela Beneton Crosato, Burel Factory, CIIMAR, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Centro de Materiais da Universidade do Porto, Constança Pupo Correia Seabra Cardoso, Cooperativa de Produção dos Operários Pedreiros Portuenses, Débora Borges, Erminda Santos, Helena Sant'Ovaia, Ilídio Serôdio, Inês Gonçalves da Silva, Isabel Azevedo, Lipor, Museu Municipal de Castro Daire, Marisa Graça, Paulo Alves, Sofia, Duque Lemos, Sofia Vaz, Vera Lúcia dos Santos Sousa