segunda a sexta 09:00—12:30 / 14:00—17:30 sábado, domingo, feriado 15:00 — 18:00
22 939 24 70
casadodesign@cm-matosinhos.pt
Edifício Paços do Concelho Rua de Alfredo Cunha 4450-009 Matosinhos

PORTUGAL POP. A Moda em Português 1970-2020

Os últimos 50 anos da história da moda em exposição na Casa do Design, em colaboração com o MUDE – Museu do Design e da Moda: PORTUGAL POP apresenta uma seleção de peças e de designers de moda de diferentes gerações, percursos e linguagens, fomentando o debate sobre as identidades da moda portuguesa e o seu valor cultural, económico e social.

Resultado de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad–idea, Investigação em Design e Arte e a Câmara Municipal de Lisboa / MUDE – Museu do Design e da Moda, a exposição PORTUGAL POP. A Moda em Português 1970–2020 é apresentada na Casa do Design, em Matosinhos, no âmbito do programa MUDE FORA DE PORTAS. O que é a cultura de moda em Portugal? Como se vestiu Portugal nos últimos 50 anos? Como se viveram os conceitos de portugalidade, património e identidade, tendo em conta os diferentes contextos políticos, económicos e culturais que o país atravessou?  A proposta curatorial de Bárbara Coutinho pretende revelar as múltiplas formas como o património material e imaterial, as técnicas oficinais e os saberes, e também os conceitos de lugar, território, portugalidade, pertença e memória, se refletem no trabalho dos mais de 30 designers de moda representados e a forma como são projetados para a contemporaneidade. PORTUGAL POP procura assim debater a influência das tradições culturais e da identidade coletiva no universo da moda, pondo em evidência as relações entre a cultura popular e a erudita, o cosmopolitismo e o nacionalismo, a urbanidade e o mundo rural, a tradição e a visão de futuro das novas gerações. Com propostas de Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, Constança Entrudo, Dino Alves, Helena Cardoso, Filipe Augusto, José Carlos, Luís Buchinho, Maria Gambina, Maria-Thereza Mimoso,  Miguel Flor, Nuno Gama, Storytailors, entre muitos outros, a exposição propõe um diálogo entre gerações e referências, que dão corpo ao debate acerca das identidades da moda portuguesa e do seu valor cultural, económico e social. As vivências pessoais, a colaboração criativa entre designers e figuras da arte e da música pop, assim como as questões da sustentabilidade da moda e a recuperação de saberes e práticas tradicionais, são também elementos em destaque. A exposição apresenta ainda peças usadas por Amália Rodrigues, António Variações, Doce, Heróis do Mar, The Gift, Joana Vasconcelos, Conan Osíris e Cláudia Pascoal, artistas que deram um significativo valor ao vestuário na construção da sua imagem e marca.
Bárbara Coutinho é diretora-fundadora do MUDE – Museu do Design e da Moda desde 2006, autora do programa museológico e do programa funcional da requalificação do edifício do museu. É professora no Instituto Superior Técnico / Universidade de Lisboa (IST-UL); investigadora no CITUA – Centro de Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura (IST-UL); co-chair do Comité Especialista Internacional Docomomo em Design de Interiores e membro do Conselho Consultivo da BID – Bienal Iberoamericana de Diseño. É doutorada em Arquitetura (IST-UL, 2019), mestre em História da Arte Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL, 2002), pós-graduada em Pedagogia de História da Arte (FCSH-UNL, 1995) e licenciada em História da Arte (FCSH-UNL, 1993). Divide o seu trabalho entre a curadoria, a investigação, o ensino e a escrita, tendo como principal campo de investigação a museologia, a prática curatorial, o espaço expositivo, o design e a criação contemporânea. Entre as exposições comissariadas, destaque para Como se pronuncia design em português? (2014-2020), Design em São Bento – Traços da Cultura Portuguesa (2020), Abaixo as Fronteiras (2016), Único e Múltiplo. 2 Séculos de Design (2011-2014); Morte ao Design! Viva o Design! O objecto em reflexão, 1980-2000 (2011) e É proibido proibir. O design e a moda. 1965-1975 (2010).
[imagens: Storytailors, Vestido Caravela em Descoberta – Coleção Capítulo II, Unbreakable, Primavera/Verão 2016 | MUDE.M.1537.01 / Coleção Storytailors | ©MUDE/Luísa Ferreira 2021 / Vista da exposição; Filipe Faísca, Túnica Almofadada, Coleção Luto, Primavera/Verão 2013 | ©ESAD/Bruno Mesquita]

PORTUGAL POP. A Moda em Português 1970–2020


Organização
Câmara Municipal de Matosinhos / esad—idea, Investigação em Design e Arte; Câmara Municipal de Lisboa / MUDE — Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo
Coordenação Geral
Diogo Vilar (esad—idea); Bárbara Coutinho (MUDE)
Curadoria
Bárbara Coutinho (MUDE)
Gestão de Projeto
Sara Pinheiro (esad—idea)
Gestão de Produção
Sofia Meira (esad—idea); Maria João Ferreira (MUDE)
Responsável de Conservação
Inês Correia (MUDE)
Direção de Arte
Inês Nepomuceno (esad—idea)
Design Gráfico
Susana Martins (esad—idea)
Design Expositivo
Eleonora Fedi (esad—idea)
Apoio ao Design Expositivo
Constança Cardoso (esad—idea)
Textos de Sala e Edição de Legendas
Bárbara Coutinho (MUDE)
Legendas
Inês Correia, Inês Matias, Daniela Esteves, Madalena Galvão, Maria João Ferreira (MUDE)
Conservação e Instalação de Peças
Inês Correia; Inês Matias; Madalena Galvão (MUDE); Madalena Serro; Daniela Esteves (MUDE — colaboração externa)
Produção
Cristina Gomes; Paula Guimarães; Maria da Conceição Toscano; Celina Trindade, Maria dos Anjos Gonçalves, Ana Cristina Graça (MUDE); Alexandre Barbosa; Alexandre Costa; Carlos Sousa; José Castro (esad—idea)
Serviço Educativo
Cláudia Pinhão (esad—idea)
Assessoria de Comunicação
Mafalda Martins; Ana Rita Carvalho (esad—idea); Maria João Ferreira (MUDE)
Edição, Revisão e Tradução
Andreia Faria (esad—idea)
Gestão de Loja
Margarida Antunes (esad—idea)
Fotografia e Vídeo
Ana Pinto; Bruno Mesquita; Fernando Miranda (esad—idea)
Transporte de Peças
Iterartis
Seguro das Peças
Verspieren Portugal
Parceria
RTP – Rádio e Televisão de Portugal
Apoio
Amorim Cork Insulation FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Apoio à Divulgação
Portugal Fashion; Moda Lisboa
Agradecimentos
Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte – Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca Nacional de Portugal, Fundação Amália Rodrigues, Fundação Joana Vasconcelos, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Fiscal, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Museu Nacional do Traje, Sociedade Portuguesa de Autores; À Capucha, Alexandra Moura, Alexandra Oliveira | Pé de Chumbo, Alves/Gonçalves, Anabela Baldaque, Anita Gonçalves, António Cardoso | AC Filigranas, António Castro, Arieiv, Cláudia Pascoal, Conan Osíris, Constança Entrudo, Daniela Pais, Dino Alves, Diogo Van Der Sandt, Felipe Oliveira Batista, Filipe Augusto, Filipe Faísca, Helena Cardoso, Joana Duarte | BÉHEN, Joana Teodoro, José Manuel Costa Reis, Laura Diogo, Leandro Pinto, Luís Buchinho, Luís Capinha, Luís Sanchez | Storytailors, Maria-Thereza Mimoso, Mário Bernardo de Magalhães e Sousa | Casa da Tojeira, Marques'Almeida, Matilde Travassos, Miguel Flor, Miguel Mantero, Miguel Rios, Nuno Gama, Osvaldo Martins, Paulo Pedro Gonçalves | Rapazes de Lisboa, Rui Canela, Rui Pregal da Cunha, Sérgio Afonso, Sónia Tavares, Teresa Couto Pinto.

Câmara Municipal de Matosinhos


Presidente
Luísa Salgueiro
Vereador da Cultura
Fernando Rocha
Coordenação de Projeto
Clarisse Castro; Maria José Rodrigues; Maria José Mesquita

Casa do Design


Coordenação
Bárbara Araújo; Diogo Vilar
Curadoria, Design, Coordenação Editorial, Produção, Web e Gestão conteúdos
esad—idea, Investigação em Design e Arte

esad—idea, Investigação em Design e Arte


Conselho Executivo
Presidente: Diogo Vilar; Vogal: Ana Sofia Cardoso; Diretor Científico: José Bártolo; Diretor Investigação: José Simões; Vogal: Magda Seifert; Vogal: Maria Milano; Tesoureiro: Pedro Leite

Câmara Municipal de Lisboa


Presidente
Carlos Moedas
Vereador da Cultura, Educação, Economia e Inovação, Relação com as Freguesias
Diogo Moura
Coordenação de Projeto
Direção Municipal de Cultura e MUDE — Museu do Design e da Moda
Programação
MUDE FORA DE PORTAS

MUDE — Museu do Design e da Moda


Direção e Programação
Bárbara Coutinho
Secretariado
Maria dos Anjos Gonçalves; Ana Cristina Graça
Finanças / Contabilidade
Cristina Gomes
Conservação / Inventário
Inês Correia (conservadora responsável); Madalena Galvão e Inês Matias (assistentes de coleções); Madalena Serro (colaboração externa)
Produção e Comunicação
Maria João Ferreira; Vera Brito; Celina Trindade
Design de Comunicação
Paula Guimarães
Logística
Pedro Munhoz
Biblioteca de Design / Sistemas de Informação
Conceição Toscano (responsável); Daniela Esteves (colaboração externa)