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Sapatilhas: Marcas Portuguesas, do Estado Novo ao Virar do Milénio

Exposição Sapatilhas: Marcas Portuguesas, do Estado Novo ao Virar do Milénio reúne na Casa do Design, Matosinhos, uma coleção única de 500 modelos de sapatilhas que procura dar a conhecer o legado da indústria nacional de calçado desportivo.

Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura a exposição Sapatilhas: Marcas Portuguesas, do Estado Novo ao Virar do Milénio, com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer o legado da indústria nacional de calçado desportivo.  Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens. Organizada cronologicamente e por núcleos temáticos, a exposição propõe simultaneamente uma retrospetiva histórica e um espaço de reflexão crítica, incluindo sobre como a memória das sapatilhas de fabrico nacional pode ser resgatada, entendida e preservada, e como os recursos produtivos a que temos acesso, materiais e imateriais, podem ser melhor aproveitados e criativamente potenciados. Pedro Carvalho de Almeida é Designer e Professor Auxiliar de Design no Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Portugal, com experiência de ensino em Londres (Central Saint Martins), Paris (ENSCI-Les Ateliers) e Glasgow (Innovation School, The Glasgow School of Art) e doutorado em Design pela Central Saint Martins, University of the Arts London. O ensino abrange design estratégico, gestão de design, semântica de produtos, metodologias de investigação visual e estudos contextuais. Ajudou a definir a arqueologia de marca como um campo de estudo e uma abordagem metodológica. A sua investigação foi apresentada e publicada internacionalmente em conferências de design, exposições e seminários de doutoramento. Nos últimos anos, a sua investigação explora o renascimento de marcas desaparecidas de sapatilhas portuguesas através de intervenções de design de calçado de base contextual. Fotografia: Luís Espinheira