segunda a sexta 09:00—12:30 / 14:00—17:30 sábado, domingo e feriados 15:00– 18:00
22 939 24 70
casadodesign@cm-matosinhos.pt
Edifício Paços do Concelho Rua de Alfredo Cunha 4450-009 Matosinhos

Svicolando — Homenagem a Vico Magistretti

Uma homenagem ao trabalho do designer italiano e a sua relação profissional e pessoal com os criadores de algumas das mais famosas empresas de design.

Svicolando — Homenagem a Vico Magistretti é uma exposição itinerante, apresentada pela primeira vez em Milão em 2011, que apresenta o trabalho de Vico Magistretti como designer e a sua relação profissional e pessoal com os criadores de algumas das empresas de design italiano mais importantes, como ArtemideDe PadovaFlouOluce e Schiffini. Look at usual things with unusual eyes, a frase que sintetiza toda a poética e o percurso humano e projetual deste grande mestre do design italiano. Vico Magistretti desenhava objetos que rapidamente se tornavam universos complexos, contentores de vida, de memória e de gestos quotidianos. Os seus desenhos eram feitos para escavar a fundo, para encontrar a alma, a essência do objeto ou melhor definir aquela outra realidade que existe sempre para além da realidade visível. Vico Magistretti nasceu em 1920 em Milão, cidade onde se formou em arquitetura em 1945 e onde a sua carreira profissional se desenrolou desde então, nos campos de arquitetura, urbanismo e design industrial. O seu trabalho foi reconhecido pela primeira vez em 1948, com o Gran Premio 8ª Triennale di Milano. Seguiram-se quase quarenta anos de trabalho e diversos prémios de reconhecimento do seu trabalho em vários setores e países diferentes. Vico Magistretti deu aulas e palestras em várias faculdades de arquitetura e escolas de design de Milão a Nova York, de Paris a Londres, cidade a que é particularmente dedicado, sendo sócio honorário do Royal College of Art desde 1983. Os vários objetos que desenhou, desde o mobiliário à iluminação, podem ser encontrados por todo o mundo. Vários museus de design realizaram exposições em sua homenagem e mantêm exemplos de seu trabalho nas suas coleções permanentes. A pesquisa de Magistretti foi contínua: no design, na cultura do projeto e na experimentação de materiais, soluções de espaço, formas e funções, longe dos rigores da moda. Magistretti começou a projetar para Cassina em 1960 e, desde então, a sua assinatura pode ser encontrada em muitos produtos, como por exemplo o sofá de Maralunga (1973) ou a estante Nuvola Rossa (1977), que são ainda hoje bestsellers internacionais incontestáveis.
Esta exposição explora o universo quotidiano de Magistretti, palpável nos espaços do seu escritório, hoje a Fundação Vico Magistretti. A exposição conta-nos uma história de projetos, de produtos e de encontros, com alguns dos mais iluminados produtores italianos. O pano de fundo é o seu escritório, lugar da sua criatividade, da desordem, dos fragmentos do seu quotidiano, onde pedaços de vida familiar se cruzam com ideias de projetos, números de telefone, imagens e sugestões figurativas e intelectuais. — Rosanna Pavoni, Diretora da Fondazione Studio Museo Vico Magistretti

Svicolando — Homenagem a Vico Magistretti


Organização
Istituto Italiano Di Cultura; Fondazione Vico Magistretti; Consulato D’italia Porto
Em colaboração com
Câmara Municipal de Matosinhos; esad—idea, Investigação em Design e Arte; ASCIP–Dante Alighieri
Coordenação Geral
Bárbara Araújo, Sara Pinheiro, Sérgio Afonso
Design Gráfico
Inês Nepomuceno
Apoio
Artemide; Depadova; Flou; Schiffini; Oluce