segunda a sexta 09:00—12:30 / 14:00—17:30 sábado, domingo e feriados 15:00– 18:00
22 939 24 70
casadodesign@cm-matosinhos.pt
Edifício Paços do Concelho Rua de Alfredo Cunha 4450-009 Matosinhos

Tóssan — A Vida é Engraçada Mas eu Levo-a a Sério

Uma exposição que reúne o espólio do multifacetado artista, designer, ilustrador, humorista e poeta António dos Santos, também conhecido por Tóssan.

Tóssan — A Vida é Engraçada Mas Eu Levo-a a Sério é uma exposição coordenada por Jorge Silva, designer e criador do atelier Silvadesigners, no seguimento do destaque atribuído a Tóssan na Festa da Ilustração 2018, em Setúbal, sob o mote É Preciso Fazer um Desenho?. São ilustrações, caricaturas, desenhos, rascunhos e processos de António Fernando dos Santos, também conhecido por Tóssan, que não queria mais do que descobrir a própria identidade. Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela Câmara Municipal de Setúbal e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, a exposição é apresentada na Casa do Design Matosinhos a 3 de outubro.
Designer e ilustrador, foi tão bom como os melhores, sempre a favor dos ventos, mesclando nas páginas impressas as influências dos grandes artistas seus contemporâneos. [...] Os desenhos multiplicam-se por fotocópia ou decalque a grafite, com sucessivas e subtis alterações até à obra acabada. Afinal, o indisciplinado Tóssan era um perfecionista. Não há melhores palavras para definir o artista do que as proferidas pelo historiador e ensaísta brasileiro, embaixador Alberto da Costa e Silva: 'Não queria ser um grande artista, nem um grande ator, escritor ou pintor. Ele queria ser o Tóssan e o Tóssan ele foi plenamente. — Jorge Silva, curador da exposição
Jorge Silva (Lisboa, 1958) é um designer de comunicação dedicado essencialmente ao design editorial e à direção de arte de publicações. Foi diretor de arte dos jornais Combate e O Independente e dos suplementos que desenhou para o jornal PúblicoY e Mil Folhas. Jorge Silva tem dezenas de prémios da The Society for News Design americana pelo seu trabalho de direção de arte nestes dois jornais. Dirigiu várias revistas, como a 20 Anos, ÍconLER e LX Metrópole. Esta última originou, em 2001, a criação do atelier Silvadesigners, que se tem dedicado ao branding cultural, sobretudo relacionado com a vida cultural lisboeta. Neste contexto, faz a direção de arte das revistas Agenda Cultural de LisboaXXI e Blimunda. Durante três anos ocupou as funções de diretor de arte do Grupo Editorial Leya e, desde o início de 2015, é consultor artístico da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Nos últimos anos tem lecionado Direção de Arte em mestrados da Faculdade de Belas-Artes do Porto e tem-se dedicado à investigação e curadoria nas áreas do design e ilustração. É responsável pelo conceito e edição da Coleção D, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, sobre designers históricos e contemporâneos portugueses. Criou o blogue Almanaque Silva, onde conta histórias da ilustração portuguesa. É membro da AGI – Alliance Graphique Internationale, desde 2012.

Tóssan — A Vida é Engraçada Mas eu Levo-a a Sério


Organização
Câmara Municipal de Matosinhos; Câmara Municipal de Setúbal; esad—idea, Investigação em Design e Arte
Curadoria
Jorge Silva
Consultoria
José Bártolo
Coordenação Geral
Bárbara Araújo, Sara Pinheiro
Gestão de Produção
Sofia Meira
Design Gráfico
Inês Nepomuceno
Imagem e Som
Fernando Miranda, Tânia Franco
Produção
Alexandre Barbosa, Carlos Sousa, Fernando Miranda, José Castro
Agradecimentos
João Manuel Gens, José Pereira Gens

Câmara Municipal de Matosinhos


Presidente
Luísa Salgueiro
Vice-presidente
Eduardo Pinheiro
Vereador da Cultura
Fernando Rocha
Coordenação de Projeto
Clarisse Castro, Maria José Rodrigues, Maria José Mesquita
Casa do Design
Bárbara Araújo
Comunicação e Relações Públicas
Jacinta Batista
Assessoria de Imprensa
Jorge Marmelo

esad—idea, Investigação em Design e Arte


Diretor Executivo
Diogo Vilar
Diretor Científico
José Bártolo
Direção
Joana Santos, João Lemos, Sérgio Afonso
Gestão de Projeto
Sara Pinheiro
Assessoria de Comunicação
Mafalda Martins, Ana Rita Carvalho