A exposição 'Universo Olivetti: Comunidade como Utopia Concreta' mostra-nos como, entre os anos 30 e 60, em Ivrea (Itália), Adriano Olivetti concretizou o sonho de uma paisagem visionária, criando novos padrões sustentáveis de relacionamento entre a cidade, o território, a produção e as pessoas, na vanguarda do design e da indústria mundiais.
A recente inclusão de Ivrea – cidade industrial do século XX na Lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO revela a importância e a modernidade do legado da Olivetti. Agora, a exposição Universo Olivetti: Comunidade como Utopia Concreta permite-nos compreender como, entre os anos 1930 e 1960, em Ivrea (Turim, Itália), Adriano Olivetti realizou o sonho de uma paisagem visionária, criando novos padrões sustentáveis de relacionamento entre a cidade, o território, a política, as pessoas e as formas de produção. Através de fotografias, vídeos, documentos e desenhos originais ficamos a conhecer o universo da Olivetti, cujo exemplo permanece na vanguarda do design e da indústria mundiais.A exposição, com curadoria de Pippo Ciorra, Francesca Limana e Matilde Trevisani, é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, pelo Istituto Italiano di Cultura, e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, sob a égide da Embaixada de Itália em Portugal, e promovida pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale Italiano, em colaboração com o MAXXI e a Fondazione Adriano Olivetti. No universo da Olivetti, a fábrica era a força motriz do projeto de reforma de Adriano Olivetti, simultaneamente empreendedor, político, cultural e social. Adriano construiu a sua comunidade, rodeando-se das mentes mais brilhantes de Itália do pós-guerra: arquitetos, filósofos, designers, intelectuais e engenheiros. Em meados dos anos 1950, eles levaram a empresa a definir um estilo Olivetti e deram passos pioneiros no desenvolvimento da eletrónica e das ciências computacionais, tecnologia que a NASA utilizaria em 1969 para levar o Homem à lua.
Programa Inaugural:
17:00 – Inauguração e visita guiada à exposição
18:00 – Conversa com os curadores Francesca Limana (Fondazione Adriano Olivetti) e Pippo Ciorra (MAXXI Architettura) e a curadora da itinerância portuguesa, Maria Milano (ESAD / esad–idea)Pippo Ciorra é curador sénior na área da arquitetura no museu MAXXI de Roma, arquiteto, crítico e professor design e teoria na Escola de Arquitectura de Ascoli Piceno/Universidade de Camerino, onde coordenada o programa internacional de doutoramento Villard d'Honnecourt.Francesca Limana é diretora de Comunicação, Digital Media e Projeto Editoriais da Fondazione Adriano Olivetti, tendo supervisionado a aquisição de alguns dos mais importantes arquivos da Olivetti e sendo responsável pela valorização do património documental da fundação através de exposições online e offline. Matilde Trevisani é diretora de Programação e Relações Internacionais na Fondazione Adriano Olivetti, depois de ter sido membro fundador e CEO da Teach for Italy e de ter colaborado com o Minstério dos Negócios Estrangeiros e com a UNESCO em projectos relacionados com a igualdade de género, educação e património mundial.
Conversa com os curadores, no âmbito do programa inaugural [PT / IT].
1.
A família Olivetti retratada no bosque situado no limite do Convento de
San Bernardino, em Ivrea. Em pé, a partir de esquerda: Elena, Camillo, Lalla, Silvia, Luisa Revel, Adriano; sentado: Massimo e Dino, 1920.
Fondazione Adriano Olivetti
2.
Produtos Olivetti em viagem em rotas para a América do Norte e do Sul, 1954.
Associazione Archivio Storico Olivetti, Ivrea
3.
Inauguração da exposição, com Pippo Ciorra (MAXXI), Francesca Limana e Matilde Trevisani (Fondazione Adriano Olivetti) + Maria Milano (ESAD / esad–idea)
4.
Vista da exposição.
5.
Cartaz publicitário de Teodoro Wolf Ferrari para a Olivetti M1,1912
[Associazione Archivio Storico Olivetti, Ivrea]
6.
Capa da primeira edição do livro de Adriano Olivetti, Città dell’uomo, Edizioni di Comunità, 1960
[Fondazione Adriano Olivetti]
7.
Vista da exposição.
8.
Vista da exposição.
9.
Cartaz institucional de Giovanni Pintori para Olivetti, 1956
[Associazione Archivio Storico Olivetti, Ivrea]
10.
Cartaz publicitário de Marcello Nizzoli para o Olivetti Lexikon 80, 1950
[Associazione Archivio Storico Olivetti, Ivrea]
11.
A calculadora electrónica de secretária Olivetti Programma 101, concebida por
Mario Bellini, 1965
[Laboratorio Museo Tecnologic@mente, Fondazione Natale Capellaro]
12.
Olivetti Lettera 22, concebida por Marcello Nizzoli, 1950
[Laboratorio Museo Tecnologic@mente, Fondazione Natale Capellaro]
13.
Escritórios Olivetti Olivetti, Ivrea 1952-1964 – esboço; caneta e lápis de cor sobre papel
Marcello Nizzoli com Gian Antonio Bernasconi e Annibale Fiocchi
[Centro Studi e Archivio della Comunicazione dell’Università di Parma]
14.
Escritórios Olivetti Olivetti, Ivrea 1952-1964 – esboço; caneta e lápis de cor sobre papel
Marcello Nizzoli com Gian Antonio Bernasconi e Annibale Fiocchi
[Centro Studi e Archivio della Comunicazione dell’Università di Parma]
15.
Vista da exposição.
16.
Ivrea, de Valentina Vannicola.
UNIVERSO OLIVETTI: COMUNIDADE COMO UTOPIA CONCRETA
Curadoria
Pippo Ciorra, Francesca Limana, Matilde Trevisani
Curador da Itinerância Portuguesa
Maria Milano
Organização
Câmara Municipal de Matosinhos; Istituto Italiano di Cultura; esad—idea, Investigação em Design e Arte
CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
Presidente
Luísa Salgueiro
Vereador da Cultura
Fernando Rocha
Coordenação de Projeto
Clarisse Castro, Maria José Rodrigues, Maria José Mesquita
CASA DO DESIGN
Coordenação
Bárbara Araújo, Diogo Vilar
ESAD–IDEA, INVESTIGAÇÃO EM DESIGN E ARTE
Diretor Executivo
Diogo Vilar
Direção
Ana Sofia Cardoso; José Bártolo; José Simões; Magda Seifert; Pedro Leite
Gestão de Projeto
Sara Pinheiro
Gestão de Produção
Sofia Meira
Design Gráfico
Inês Nepomuceno, Susana Martins
Design Expositivo
Eleonora Fedi
Serviço Educativo
Cláudia Pinhão
Edição, Revisão e Tradução
Andreia Faria
Assessoria de Comunicação
Mafalda Martins, Ana Rita Carvalho
Vídeo e Fotografia
Bruno Mesquita
Produção
Alexandre Barbosa, Carlos Sousa, José Castro
MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DE ITÁLIA
Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional
Luigi Di Maio
Secretário-geral
Elisabetta Belloni
Diretor Geral para a Promoção Económica e Inovação
Lorenzo Angeloni
Vice-Diretor Geral / Diretor Central para a Promoção da Língua e Cultura Italiana
Roberto Vellano
Responsável pelo Gabinete de Promoção Cultural
Giuseppe Pastorelli
Coordenação de Projeto
Marcella Simonelli
FONDAZIONE MAXXI
Presidente
Giovanna Melandri
Conselho de Administração
Caterina Cardona, Piero Lissoni, Carlo Tamburi, Monique Veaute
Secretária do Conselho de Administração
Laura Gabellone
Conselho Consultivo
Paolo Palombelli, Claudia Colaiacomo, Flavio Conti
Conselho Delegado do Tribunal de Contas
Andrea Zacchia
Diretor Artístico
Hou Hanru
Diretor Executivo
Pietro Barrera
DEPARTAMENTO ARQUITETURA MAXXI – Museu Nacional de Arquitetura Moderna e Contemporânea
Diretor Interino
Bartolomeo Pietromarchi
DEPARTAMENTO ARTE MAXXI – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Diretor
Bartolomeo Pietromarchi
FONDAZIONE ADRIANO OLIVETTI
Presidente
Cinthia Bianconi
Vice-Presidente
Desire Olivetti
Secretário Geral
Beniamino de’ Liguori Carino
Conselho de Administração
Cinthia Bianconi, Beniamino de’ Liguori Carino, Annalisa Galardi, Enzo Maria Le Fevre Cervini, Vincenzo Manes, Desire Olivetti, Matteo Olivetti, Albertina Soavi, Marco Vitale
Revisores de Contas
Giacomo Spiller, Corrado Boratto, Claudia Duregon
Comité Científico
Mario Calderini, Laura Curino, Melina Decaro, Giuliana Gemelli, Sebastiano Maffettone, Giovanni Maggia, Andrea Manzella, Bartolomeo Pietromarchi, Gustavo Zagrebelsky
UNIVERSO OLIVETTI: COMUNIDADE COMO UTOPIA CONCRETA
Archivio Gianni, Berengo Gardin, Archivio Nazionale, Cinema d’Impresa, Associazione Archivio, Storico Olivetti
Centro Studi e Archivio, della Comunicazione, Università di Parma, Fondazione Adriano Olivetti, Laboratorio Museo, Tecnologic@mente – Fondazione Natale, Capellaro, RAI Teche
Agradecimentos
Lucia Alberton, Alessandro Angeloni, Enrico Bandiera, Gianni Berengo Gardin, Susanna Berengo Gardin, Alice Biancotto
Kitti Bolognesi, Giovanna Calvenzi, Maddalena Cerletti, Matteo Chiocchi, Bartolomeo Corsini, Andrea Crisanti
de Ascentiis, Stefano Faustini, Fondazione Forma per la Fotografia, Luigi Fundarò, Jacopo Gardella, Luciano Lorio, Eredi Lavarino, Gianberto Manera, Eredi Nizzoli, Gabriele Panizzi, Antonio Perazzo, Paolo Pintori, Emanuela Pregliasco, Barbara Radice, Elisabetta Reale, Angela Ricci, Walter Rollandin, Laura Salvetti, Elena Testa, Marcella Turchetti, Anna Maria Viotto, Maurizio Vola, Alberto Zambolin
A exposição é produzida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional de Itália em colaboração com a Fondazione MAXXI – MAXXI Architettura e a Fondazione Adriano Olivetti.